Estão abertas, de 07 a 10 de fevereiro, UNICAMENTE online, as inscrições para as monitorias do Departamento de Letras Vernáculas. A seleção será realizada conforme o Edital 01/2020.
Serão ofertadas 10 monitorias remuneradas e 5 monitorias voluntárias, distribuídas, conforme o Edital, nos seguintes projetos:
COD | PROJETO | ORIENTADOR(A) | DISCIPLINA | BOLSA REMUNERADA | BOLSA VOLUNTÁRIA |
PID202013890 | O ensino de leitura: do impresso à tela | Áurea Suely Zavam | Estágio em Ensino de Leitura | 1 | 0 |
PID202021375 | Forma e função: contrastes e complementaridades | Camila Stephane Cardoso Sousa | Linguística: Funcionalismo | 1 | 1 |
PID202019894 | A articulação de linguagens em textos sincréticos | Carolina Lindenberg Lemos | Semiótica Discursiva | 1 | 1 |
PID202008258 | A descrição gramatical do vocábulo em português | Hebe Macedo de Carvalho | Língua Portuguesa: Vocábulo | 1 | 0 |
PID202003727 | Frase de Língua Portuguesa em estudo integrado | José Alber Campos Uchoa | Língua Portuguesa: Frase | 1 | 1 |
PID202011907 | Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (Projeto LEA) | Júlio Araújo | Leitura e Produção de Textos Acadêmicos | 1 | 1 |
PID202016930 | Leitura e produção de textos acadêmicos em uma perspectiva discursiva | Maria das Dores Nogueira Mendes | Leitura e Produção de Textos Acadêmicos | 1 | 0 |
PID202013051 | Estudos Fonéticos e Fonológicos do Falar do Nordeste | Maria Silvana Militão de Alencar | Língua Portuguesa: Fonologia | 1 | 0 |
PID202004647 | Língua Portuguesa: Texto e Discurso | Mônica Magalhães Cavalcante | Língua Portuguesa: Texto e Discurso | 1 | 0 |
PID202007057 | Colega ajudando colega – a iniciação à docência em fonologia | Nelson Barros da Costa | Língua Portuguesa: Fonologia | 0 | 1 |
PID202013314 | Monitoria em Introdução à Linguística | Tércia Montenegro Lemos | Introdução à Linguística | 1 | 0 |
Cronograma parcial das atividades
Link de Inscrição alternativo, caso o candidato não utilize e-mail com domínio do @gmail.com:
Documentação necessária para cadastro na CADPROGRAD.
As bolsas de Iniciação à Docência, entre outros objetivos, visam contribuir para o processo de formação do estudante de graduação da UFC; proporcionar a participação do estudante monitor nas atividades docentes; facilitar a interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, visando à melhoria da aprendizagem; proporcionar ao monitor uma visão de conjunto da disciplina e das experiências da relação teoria e prática; envolver o estudante nas atividades de ensino associadas ao planejamento e à pesquisa.