Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Letras Vernáculas

Área do conteúdo

Júlio Araújo

 

 

 

 

 

 

Contato: araujo@ufc.br

Sitehttp://www.julioaraujo.com

Formação: Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa DIGITAL. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016042855685546

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7399-3769

Áreas de atuação:

  • Estudos das relações entre linguagens e tecnologias digitais
  • Práticas discursivas e estratégias de textualização
  • Linguística aplicada

Pesquisas:

  • Projeto Fake News – Fake News em redes sociais: estratégias de manipulação e efeitos contextuais.
  • Projeto LABLE – Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica
  • Projeto REGE – Reelaborações de gêneros nas Redes Sociais
  • Projeto LETRAS – Letramentos Acadêmicos

Grupos de Pesquisa

Atuação: Professor associado do Departamento de Letras Vernáculas e credenciado do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Disciplinas ministradas na graduação:

  • Pragmática;
  • Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.

Disciplinas ministradas na pós-graduação:

  • Pragmática;
  • Compreensão e Produção do Texto Escrito;
  • Tópicos em Linguística Aplicada;
  • Tópicos em Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização.

Projetos de extensão

  • SeLin – Seminários Linguísticos

Mídia:

Entrevista para o Diário do Nordeste (2017)

Entrevista publicada na Revista Scripta (Puc-Minas) (2015)

Entrevista publicada no jornal O Globo (2012)

Entrevista publicada na Revista Contexto (2011)

Acessar Ir para o topo